Presidente da Faciap, Flávio Furlan, participa do Encontro Nacional de Integração do Associativismo, no Rio de Janeiro, com líderes empresariais, onde debatem propostas que favoreçam o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) realizam nesta segunda-feira, 10, a 3ª edição do Encontro Nacional de Integração do Associativismo, reunindo líderes empresariais e parlamentares para discutir medidas que contribuam para o crescimento econômico com segurança jurídica, previsibilidade e redução de cargas tributárias.
O evento foi aberto pelo presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, que destacou a importância da união e do engajamento da rede associativista nacional em torno das principais bandeiras do setor produtivo. “Esta rede deve estar comprometida e mobilizada com as nossas pautas, com as bandeiras da CACB”, afirmou Cotait.
O dirigente ressaltou ainda a relevância de temas como a atualização do teto do Simples Nacional, o debate sobre o voto distrital misto e a divulgação do Gasto Brasil, ferramenta criada pela CACB para demonstrar como o governo aplica os recursos públicos.
“Estou muito feliz de estar aqui no Rio de Janeiro e mostrar a importância da nossa rede de associações comerciais, que eu sempre insisto em dizer que é a única rede realmente independente desse país, que faz a defesa do empreendedorismo independentemente de verba governamental”, completou Cotait.
Representatividade do associativismo paranaense
A Faciap marcou presença no encontro, representada pelo presidente Flávio Furlan, que mediou o painel de debates com parlamentares e lideranças empresariais. Furlan destacou o papel das federações e associações comerciais na construção de um ambiente de negócios mais favorável e competitivo.
“O associativismo é o elo que conecta o setor produtivo em torno de um propósito comum: o desenvolvimento econômico com base na cooperação e na representatividade. Ao promover o diálogo entre empresários e o poder público, o sistema associativista fortalece a economia e impulsiona o empreendedorismo em todas as regiões do país”, afirmou o presidente da Faciap.
Diálogo com o Parlamento
Entre os participantes estiveram o deputado federal Domingos Sávio (PL-MG), presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS), que reafirmou o compromisso do Congresso Nacional em apoiar o setor produtivo, e o senador Carlos Portinho (PL-RJ), que destacou a necessidade de reduzir impostos e incentivar a inovação.
Histórias de sucesso e o papel do empreendedorismo
O empresário Alexandre Accioly, 2º vice-presidente da ACRJ, apresentou o painel Histórias de Sucesso no Empreendedorismo, no qual defendeu o potencial do turismo como motor da economia fluminense. Segundo ele, “o futuro do Rio de Janeiro está no turismo”, e é papel dos empreendedores “melhorar a experiência do turista na cidade” para estimular o crescimento dos setores de comércio e serviços.
Integração nacional
O Encontro Nacional de Integração do Associativismo, realizado na sede da ACRJ, reuniu presidentes de associações comerciais que integram o G50+, grupo que reúne as maiores entidades representativas do setor empresarial brasileiro. O evento reforçou a importância da articulação institucional entre as entidades filiadas à CACB e suas federações estaduais — como a Faciap — na defesa do empreendedorismo e na construção de políticas públicas que favoreçam o ambiente de negócios.
Assessoria de Comunicação/Faciap, com informações da CACB