Notícia

Uma evolução

quarta, 11 de março de 2015

logo facebook

*Artigo do presidente Guido Bresolin Junior

Vivemos um ano de incertezas. Há tempos, não víamos o Paraná com tamanho destaque negativo nos noticiários nacionais. Estamos vivendo o auge da crise financeira, temos o dólar e a inflação com uma alta descontrolada, presenciamos uma ampla investigação envolvendo a corrupção na Petrobrás e as greves no setor público contribuem com a falta de harmonia na vida do paranaense.

Neste momento, nos perguntamos como é possível reverter uma situação de tamanho pessimismo. Nós, cidadãos, especialmente os empresários, já passamos por muitos percalços e com certeza ainda passaremos. A solução não é um segredo. Se você ainda não se identificou, vale destacar a frase do célebre Charles Darwin, que trouxe à tona a teoria da evolução: “Não são as espécies mais fortes que sobrevivem nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças”.

Chegou a hora de se reinventar, assim como inúmeros empreendedores Brasil afora que buscam novas ideias e conquistam o sucesso através da inovação. O paranaense, conhecido pela sua garra e espírito cooperativo, deve estar na linha de frente dessa nova geração.

A inovação também pode se iniciar com muita investigação e novas parcerias que venham a fortalecer as relações e os negócios. No Associativismo, filosofia aplicada na maior parte do nosso Estado, há inúmeros casos de empresas que, somando esforços, alcançaram muito mais do que imaginavam: além de sua própria melhoria, conseguiram aprimorar suas comunidades com o desenvolvimento local. É preciso ampliar nossa visão e entender até que ponto podemos focar e nos especializar em uma nova nuance no mundo. Buscar novas formas de organização e competências em gestão são fundamentais para o desenvolvimento e a sobrevivência nas atuais circunstâncias.

Subsídios, todos nós temos. Basta encontrá-los neste mundo de possíveis soluções. Paranaenses, avante!

Fonte: