Notícia

IPPEX movimenta 126 bilhões de dólares

terça, 11 de fevereiro de 2020
O montante é o total de transações internacionais feitas em 2019

Dados divulgados pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) mostram que o Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior (IPPEX) amparou US$ 126 bilhões em exportações de empresas paranaenses em 2019. E o documento essencial para facilitar essas transações é Certificado de Origem Digital (COD).

Mas de que forma ele viabiliza a entrada no mercado internacional para empresas e parceiros comerciais?

O certificado de origem confere tratamento especial às operações para países com os quais o Brasil possui acordos comerciais, como redução ou isenção do imposto de importação de produtos no destino. Equador, Bolívia, Argentina, Colômbia, México, Israel, Egito, Venezuela, Panamá e Chile foram os principais países de destino dos US$ 126 bilhões em bens cobertos pelo COD.

Na visão do gerente comercial da Faciap, Cleiton Germiniano, o COD proporciona facilidade nas negociações internacionais porque dispensa o uso de documentos em papel, o que gera economia, e porque aumenta a segurança das transações. “O arquivo é criptografado e enviado digitalmente ao importador”, explicou.

Ficou interessado em conhecer melhor o certificado de origem? Na página http://www.ippex.com.br/ você conhece o passo a passo para a emissão do documento.

Fonte: Faciap