Notícia

Jojeps eleva ritmo de provas

sexta, 01 de novembro de 2019
Edição 2019 teve circuito noturno no Iron Falls e novos desafios em equipe

A final dos Jogos dos Jovens Empreendedores (Jojeps), organizados pela Faciap Jovem, exigiu 100% da energia dos participantes. A fase foi dentro do Circuito Iron Falls, em Foz do Iguaçu, no último dia 25 de outubro, com provas de obstáculos à noite distribuídas em um percurso de 2 quilômetros.

A competição abriu com uma caça ao tesouro. Os times receberam envelopes com enigmas que, quando decifrados, conduziam à próxima pista. Havia membros das equipes participantes detidos e o objetivo final era encontrar a chave que os libertaria.

“Foi uma prova que exigiu muito da parte cognitiva dos empreendedores. Eles precisaram decifrar problemas e criar estratégias correndo contra o tempo”, relata o organizador do Jojeps, Diego Bombonatto. O link com a vivência empresarial é claro durante o Jojeps: tudo envolve tomada de decisão, situações complexas, liderança e muito esforço.

Nessa etapa, os cinco finalistas de cada cidade participante disputaram três premiações. A primeira, uma viagem para Bariloche, na Argentina. A segunda e a terceira, um final de semana de estadia no Mabu Thermas Grand Resort, em Foz do Iguaçu.

Foi a primeira vez que as provas do Iron Falls aconteceram à noite. As equipes precisaram usar lanternas. Com a visibilidade comprometida, havia mais riscos de incidentes, por isso um time de bombeiros, com ambulâncias, estava de plantão para garantir a segurança dos participantes.

O trabalho em equipe também foi crucial na edição deste ano. A prova final foi mais desafiadora e só poderia ser concluída se houvesse ação conjunta. “A ideia era mostrar que o Jojeps é integração e associativismo, e que se os empreendedores não trabalhassem juntos, não seriam capazes de seguir adiante”, afirma Diego. Para ele, o aprendizado que cada um levou para casa é muito mais importante do que qualquer prêmio.

Histórias de superação

O empreendedor de Pato Branco, Leonardo Dornelles Santos, conheceu o Jojeps em 2018 e, para ele, nunca se tratou de uma competição, mas de uma oportunidade de mudança de vida. “Com atividades físicas e com muita motivação dos colegas, perdi 17 quilos. Sozinhos não somos capazes de algo assim”, ele relata, emocionado. E se antes ele se sentia indisposto para atividades físicas, agora, todos os anos, ele aguarda pela maratona de atividades do Jojeps com ansiedade. “Até a final 2019, eu desconhecia meus limites. A palavra é superação. Física e psicológica”.

Tailan Adriel Frey, de Santa Catarina, também teve uma experiência transformadora. “Eu ouvia falar do Jojeps, mas não tinha ideia do que realmente era vivenciar tudo isso”, conta ele, com empolgação. Segundo Tailan, é um momento de mudar, crescer, entender o que é produtividade na prática, assim como qualidade de vida. “O mais interessante, para mim, é ver que é no Jojeps que as pessoas descobrem a força que guardam dentro delas e percebem o poder do trabalho em equipe”. O aprendizado, garante Tailan, de que com colaboração e união é possível realizar qualquer coisa, levou consigo para dividir com outros jovens empresários de Santa Catarina.

Conheça os vencedores do Jojeps 2019

1º Lugar – São Miguel do Oeste (SC)

Gustavo Luiz Lazartto;
Bernardo Sergio Agostin;
Juliano Cesar Spier;
Pamella Janete Schons;
Leandro  Antonio Anverça.

2º lugar – Maringá (PR)

Bruna Barbsosa Barroca;

Elise Sayuri Yoshida;

Joao Paulo R Gomes;

Marilia Fernanda Ganassin;

Carlos Alexandre Ciceri.

 

3º lugar – Toledo (PR)

Henrique Junior;
Nathalia Zuckner  Silva;

Flavio Chagas;

Katia Sfredo;

Thayna Assakawa.

Fonte: Faciap