Notícia

Universidade pública estadual atende menos alunos e custa mais do que a privada

terça, 22 de outubro de 2019
Os dados estão em uma pesquisa encomendada pela Faciap

Estudo encomendado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) mostra que as universidades públicas estaduais atendem menos alunos e custam mais caro na comparação com as instituições privadas. O objetivo da pesquisa elaborada pela Hoper era entender a qualidade e a sustentabilidade na gestão das universidades públicas do estado.

Entre os dados levantados, está o de que, na rede pública, o número de alunos matriculados atendidos por campus é quatro vezes menor que o número de alunos atendidos na rede privada. Além disso, enquanto na rede pública, um docente atende 9 alunos, na privada, atende 17.

No que diz respeito a custos, a pesquisa mostra que o valor destinado por aluno da graduação em 2017, na rede pública, foi 67% superior ao pago por um aluno na rede privada. A rede pública compromete da folha com pessoal (docente mais técnico administrativo) um total de 43% a mais que a rede privada. Um professor da rede pública possui praticamente o mesmo custo da rede privada, mas atende metade do número de alunos.

O estudo foi entregue pelo presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, acompanhado do vice-presidente Fernando Moraes, ao governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, no evento empresarial Lidere 2019, em Londrina, no dia 17 de outubro. O governador recebeu o documento e garantiu que o governo irá analisar os dados com atenção.

Fonte: Faciap