Notícia

Novas Conquistas

sexta, 25 de julho de 2014

*Artigo do presidente Rainer Zielasko publicado na edição 27 da revista Empresa & Cia

 

Chegamos a mais uma edição da revista Empresa & CIA e, nela, destacamos uma das ações mais nobres criadas dentro do Sistema Associativista no Paraná. Com muito orgulho, as Sociedades de Garantia de Crédito (SGCs) paranaenses figuram como referência no Brasil. As unidades instaladas em Toledo (Garantioeste), Francisco Beltrão (Garantisudoeste), Maringá (Noroeste Garantias) e Londrina (Garantinorte) são responsáveis pelo aumento no número de adesões ao sistema em todo o país. Na reportagem de capa, é possível entender o porquê deste sucesso e como as SGCs estão contribuindo para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Também tratando do desenvolvimento local trazemos, nesta edição, a experiência única de conhecer de perto, os modelos de desenvolvimento local aplicados no País Basco, Espanha. Uma comitiva de líderes, organizada pela FACIAP, teve a oportunidade de visitar, durante 10 dias, cidades preparadas especialmente para receber turistas, com projetos que valorizam a cultura local e agregam valor aos negócios, como empresas familiares centenárias. Também visitou a capital verde da Europa, Vitoria Gasteiz, que promove, além de políticas de sustentabilidade, a qualidade de vida de seus habitantes.

Outras importantes conquistas ocorreram nos últimos meses para o setor econômico. Em abril, tivemos a redução da margem de valor agregado aplicada na Substituição Tributária para diversos produtos no Paraná. Caso essa decisão não fosse tomada pelo Governo Estadual, com a pressão do G7 – grupo que representa o setor produtivo e do qual a FACIAP faz parte - quem sofreria as duras penas seriam as micro e pequenas empresas, responsáveis pela maior parcela da nossa economia. Outra importante conquista, em nível nacional, foi a aprovação do novo texto base para a universalização do Simples Nacional, que o ministro-chefe da Micro e Pequena Empresa Guilherme Afif Domingos defende em entrevista nesta edição. Entre as facilidades, estão prioridades em licitações públicas, acesso a linhas de crédito, simplificação das relações de trabalho, regras diferenciadas de acesso à Justiça e participação em programas de estímulo à inovação. Antes da aprovação do novo texto, a FACIAP esteve presente em Brasília, em debate promovido pela Câmara dos Deputados, defendendo maior acessibilidade às MPEs.

Também seguimos em frente defendendo uma reforma política, para que as notícias que infelizmente vemos diariamente de gastos exorbitantes com campanhas eleitorais e planejamentos inacabados deem lugar a boas notícias, de concretização de ações de interesse público, com o planejamento necessário.

Fonte: