Notícia

Reunião do Conselho da CACB antecede a abertura do Fórum

quinta, 19 de outubro de 2017

IMG_7106

O presidente da CACB, George Pinheiro, anunciou na 3ª Reunião do Conselho Deliberativo da CACB, que vai definir, em novembro, os membros da comissão organizadora da CACB para preparar o 11º Congresso Mundial do ICC, que será realizado, no Rio de Janeiro. O encontro, que será realizado em 2019, pela primeira vez no Brasil, vai trazer empresários e câmaras de comércio de todos os continentes.

A reunião do Conselho, que contou com a presença dos presidentes das Federações, antecedeu a abertura do 4º Fórum CACB Mil e do Congresso Empresarial Paranaense, promovido pela Faciap, que abre nesta quarta (18) no Recanto Cataratas Thermas, em Foz do Iguaçu. O evento é patrocinado por Banco do Brasil, Sebrae, Certisign, Sicoob, Bancoob, Sipag, BRDE, Jucepar, Cooper Card, Itaipu e Correios.

IMG_7228

O vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, presidente de honra do Conselho da CACB abriu a reunião enfatizando a importância da participação dos empresários na gestão política. “Não se pode esperar do Estado o que ele não pode fazer”, enfatizou.

Com uma pauta de nove itens, a reunião tratou também do VI Fórum Empresarial EU-CPLP, que aconteceu em Portugal. O presidente da Faciap, Marco Tadeu Pereira, representou a CACB no encontro, que aconteceu em Vila Rica. Já, o presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Lingua Portuguesa, Salimo Abdula, que participa do Fórum, falou sobre as prioridades da CE-CPLP, lembrando que uma delas é a agroindústria que será “sempre fundamental em decorrência do crescimento da população”.

IMG_7238

Na pauta ainda a missão CACB no WCC em Sydney composta por 26 participantes que viajaram a Austrália para promover a CACB e o 11º Congresso Mundial do ICC, no Brasil. Em janeiro, a CACB anunciará novidades sobre as inscrições do evento que acontecerá nos dias 12,13 e 14 de junho de 2019 no Rio de Janeiro.

Ainda na área internacional, o presidente da Facisc, Jonny Zulauf, falou sobre o Seminário regional América Latina e Europa, que aconteceu no México, promovido pela Cepal e Al Invest 5.0. Ele relatou que o Brasil será o projeto piloto da Al Invest porque o projeto Empreender, da CACB, já iniciou este trabalho, na formação de núcleos setoriais.

Cooperativismo de Crédito

Carlos Alberto dos Santos, da Cosinergia, informou que o projeto de cooperativas de crédito da CACB trabalhará em três eixos: aproximação do Sistema CACB com os sistemas cooperativos; disponibilização de produtos e serviços financeiros, em condições competitivas, para o associado; e criação de cooperativas em regiões onde haja espaço para próprio fomento.

“O desafio é criar agentes financeiros de vertente empresarial. Significa ofertar todos os produtos e serviços que qualquer banco oferece”, destacou Carlos Alberto. O projeto das cooperativas, segundo George Pinheiro, é uma prioridade da atual gestão da CACB, desde o início.

Certificação Digital

O mercado da certificação digital tem crescido muito no País e, por isso, a ICP-Brasil assinou a resolução 130, que cria novas regras para a atividade. De acordo com Leonardo Gonçalves, diretor de Varejo e Canais da Certisign, até então não existia uma regra para a abertura de um ponto de atendimento. Isto muda com a resolução, que agora determina a criação de instalações técnicas secundárias, com novas regras para evitar fraudes e otimizar a oferta dos serviços.

“É uma mudança desafiadora, mas que traz muitas oportunidades. Vamos, de fato, conseguir dar igualdade ao atendimento que é prestado. Até 31 de janeiro de 2018 temos de ter migrado todos os pontos de atendimento para a chamada instalação técnica secundária”, declarou Leonardo.

Próximos encontros

O presidente George Pinheiro anunciou a agenda com as próximas reuniões da CACB. Em 6 de dezembro, em Brasília, será realizada a 4ª Reunião do Conselho Deliberativo da Confederação; em março de 2018, a 1ª Reunião da Diretoria, em Caldas Novas, Goiás; Em junho de 2018, o 5º Fórum Nacional CACB Mil, em conjunto com a Conferência Econômica do Mercado CPLP, em Brasília.

 

Fonte: