Notícia

Lançamento da campanha Outubro Rosa 'Um Toque pela Vida' acontece na quarta-feira (04)

segunda, 02 de outubro de 2017

MEDIDAS-digital_MATÉRIA

O câncer é um caso de saúde pública mundial. Agressiva, a doença ganhou proporções nas últimas décadas e atualmente 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Entre as mulheres, o câncer de mama é o mais comum com quase 60 mil casos registrados em 2016, no Brasil. No intuito de levar mais informações sobre a necessidade de prevenção para o combate à doença e despertar a conscientização da comunidade rondonense, a campanha mundial do Outubro Rosa também acontece mais uma vez na cidade.

Encabeçada pelo Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), a programação para o mês é extensa.

O lançamento oficial da campanha intitulada “Um Toque pela Vida” será realizada na quarta-feira (04). A cerimônia contará com apresentação da Oficina de Arte Circense – projeto do município, e o depoimento de uma das integrantes do grupo de apoio ao Câncer de Mama que já enfrentou a doença.

“Infelizmente cada vez mais verificamos o aumento de casos, isso porque muitas mulheres ainda não tem conhecimento da necessidade de fazer seus preventivos e o autoexame. Quanto mais cedo descobrirmos, são maiores as chances de cura”, ressalta a presidente do Núcleo, Ana Paula Baciquetti.

Programação Outubro Rosa

No sábado (07), acontece o Dia da Saúde, na Praça Willy Barth. Serão ofertados exames de glicemia, pressão arterial, orientações (peso, altura e IMC), explanações da equipe da Uopeccan sobre a doença e agendamentos de mamografia. O caminhão do Sesi, equipado com aparelhos para exames na hora,  também estará disponível, porém com quantidade limitada de mamografias, das 09 às 15h.

No mesmo dia, às 17h, será realizada a Caminhada Rosa pela cidade. Os participantes são convidados a vestirem a camiseta da campanha ou peças em tons de rosa.

Por último, na quarta-feira (25), será realizado o Chá com desfile, às 19h30, no Happy Day, por R$ 25,00. O evento também terá música ao vivo com Carla e Manoel.

“Este ano optamos por fazer um evento englobando as integrantes do grupo de apoio e algo onde pudéssemos estar mais perto das mulheres para falar sobre a prevenção”, diz Ana Paula. 

Camisetas “Um Toque pela Vida”

Para espalhar a ideia de conscientização e contribuir com o Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), as mulheres também organizaram a venda de camisetas da campanha, ao custo de R$ 30,00. As peças estão à venda nas lojas Raquel Malhas, Marcelo Uniformes, Loja Silva, Sandra's Confecções, Maria Antonieta e Farol Modas.

Fonte: assessoria de imprensa Acimacar

Fonte: