Notícia

Mais duas turmas do Brasil Empreendedor no Paraná

segunda, 17 de junho de 2019
Programa atende jovens em Campo Mourão e Marechal

Mais duas turmas do programa Brasil Mais Empreendedor, desenvolvido pela Confederação Nacional dos Jovens Empresário (Conaje), se formaram no Paraná. Depois de passar por Londrina, a iniciativa passou por Marechal Cândido Rondon e por Campo Mourão.

O objetivo do Brasil Mais Empreendedor é atender a quatro mil turmas em todo o país, atingindo até dezembro de 2020 a mais de 100 mil jovens, ajudando na criação de mais de 70 mil micro empreendimentos, é a meta estabelecida pela ação. Em Campo Mourão, o programa selecionou 30 jovens da região do Lar Paraná, na faixa de 16 a 39 anos, já com uma ideia de negócio em mente. Na primeira etapa, desenvolvida em cinco dias, com atividades ao longo de seis horárias diárias, os participantes aprenderam a desenvolver, na prática, um plano de negócios. O programa de capacitação gratuita ensina todos os passos para quem quer empreender, desde o planejamento até a execução das ações que serão estabelecidas ao longo da elaboração do plano de negócios. Tem apoio especializado até para o desenvolvimento da logomarca do novo negócio e sua comunicação visual.

A partir de agora, os formandos contam com uma mentoria pós-curso, denominada período de incubação. Nesta segunda etapa, os novos empreendedores ingressam no período de incubação, onde são acompanhados e instruídos por profissionais específicos ao longo de 90 dias, com ferramentas adequadas a cada realidade para que o aluno não desista do negócio diante dos primeiros obstáculos.

A metodologia utilizada pelo programa – By Necessity - é validada em 11 países e a taxa de sucesso é superior a 70 opor cento. Ou seja, a cada 10 jovens, sete já abrem seu próprio negócio. A execução do programa está a cargo da Besouro – Agência de Fomento Social e o objetivo é transformar a iniciativa no maior programa de transformação empreendedora da história do Brasil.

Em Campo Mourão, o desenvolvimento do programa em Campo Mourão foi uma iniciativa do Conselho do Jovem Empresário, ligado a Associação Comercial e Industrial (Conjove-Acicam). A ação teve o patrocínio local da Sicredi, Prefeitura/Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Centro Universitário Integrado, Pedreira Itapu, Clínica Materno Infantil, New Ótica, Santa Cecília – Centro de Diagnóstico, Campoplastic e da Madeireira Hanel. Contou ainda com o apoio institucional do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam) e do Cedus.

A solenidade de formatura aconteceu na noite da última sexta-feira (14/6), no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicam), sob o comando do presidente do Conjove-Acicam, Raphael Menechini Neto. O evento trouxe a cidade o coordenador do Programa Brasil Mais Empreendedor no Paraná, Anmdré Afonso, que representou o presidente da Faciap Jovem, Michael Tamura. O presidente da Acicam, Alcir Rodrigues da Silva, também participou da cerimônia.

Fonte: Acicam