Notícia

"O ganho da inovação vai além do lucro"

quarta, 29 de maio de 2019
Artigo do presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa

Uma das matérias-primas do associativismo é a resolução conjunta de problemas. Por isso, na essência, a Faciap sempre trouxe consigo a inovação, com lideranças fortes que, unidas, nunca se contentaram em apenas reivindicar do poder público, mas pensaram projetos para proporcionar melhorias em seus territórios. Motivado pelo empreendedorismo, o Sistema Faciap sempre atuou assim, com o objetivo de desenhar ao lado de todos os atores da sociedade um cenário mais justo, com qualidade de vida e desenvolvimento disponíveis a toda a população.

Essa trajetória possibilitou que a federação chegasse aos 60 anos mais moderna, entendendo que ser protagonista na atualidade é incorporar o digital, o tecnológico, o novo. E compreendendo que inovar não é necessariamente descartar todo o conhecimento que acumulamos como empresários, nem desconsiderar os métodos convencionais de se fazer negócios, que foram úteis por tanto tempo. Inovar é, muitas vezes, aprimorar o que já é feito. É chegar mais longe gastando menos. É sair do ambiente em que concorrência se resume a brigar pelo menor preço. O ganho da cultura da inovação vai além do lucro. Ela permite que os negócios evoluam e, assim, sejam relevantes por provocarem transformações profundas no contexto em que estão inseridos.

Movida por esta vontade de fomentar impactos positivos, a Faciap lança o Inovalab, uma pré-aceleradora de novos negócios. A aposta em novas ideias e o apoio a empreendedores é para que, mais uma vez, a união seja o combustível para a construção de um futuro mais inspirador.

Marco Tadeu Barbosa
Presidente da Faciap

Fonte: Faciap