Notícia

Convites para Prêmio Mulher Empreendedora até 15 de maio

quinta, 09 de maio de 2019
Histórias de sucesso de empresárias paranaenses são premiadas pela Faciap

O prêmio Faciap Mulher Empreendedora, iniciativa da Faciap Mulher, com o apoio das doze Coordenadorias do Sistema Faciap, vai reconhecer, divulgar e premiar o relato de mulheres que são exemplos para o empreendedorismo paranaense. A cerimônia de premiação será no dia 23 de maio, em Curitiba, no Hotel Mabu Express no CIC, às 19h. São 12 finalistas, cada uma representando uma das coordenadorias do Sistema Faciap.

Os convites para participar da premiação, que terá cerimônia e jantar, serão vendidos até o dia 15 de maio. Podem ser adquiridos no link https://bit.ly/2V3X0Dh

A maioria das concorrentes (40,3%) são proprietárias de pequenos negócios, possuem nível superior completo (38,7%) e empreendem no setor de comércio e de serviços.

Conheça um pouco da história de cada finalista

Pela Cacispar, que é do Sudoeste, a empresária Roseli Kummer de Oliveira, de São João, foi a finalista. “Não pensei que a minha história pudesse motivar alguém, é muito gratificante”, comemorou. Começou revendendo roupas para melhorar a renda da família. O negócio cresceu e se tornou a Loja Rose. Roseli ampliou a atuação, partindo para o ramo imobiliário, e hoje é uma empresária de sucesso.

Já a Cacinp, região Norte do Paraná, terá como representante a empresária Alice Tavares de Oliveira, de Cornélio Procópio. Ela é proprietária da “Doce História - Fábrica de Delícias”. Iniciou o negócio em 1986, dentro da própria casa. Hoje é considerada a maior fábrica de chocolates artesanal do estado.

A finalista da Caciopar, do Oeste, é de Assis Chateaubriand. Fabiany Politi Begosso é filha de professores que eram empresários do setor educacional. Coordena o Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense – CTESOP já formou mais de quatro mil alunos e é referência de ensino em Assis e região.

Quem representa a Cacesul, região Centro-Sul, é Elizabete Capeleti. Ela faz parte da terceira geração de uma família tradicional gaúcha produtora de mate no Rio Grande do Sul e também no Paraná.  Hoje comanda a empresa e possui uma loja de lingeries e sex shop, chamada Fatale, pioneira do ramo na cidade.

Aletéia Aparecida Machado de Oliveira vai representar a Cacercopar, da região Centro Ocidental. Ela é de Mamborê, sócia-proprietária da WA Corretora de Seguros. Não entendia do ramo e buscou formação na área. Hoje possui quatro escritórios em cidades diferentes.

A vencedora no Leste do Paraná, região da Cacileste, é a empresária Maria Luiza Burakosky, de São José dos Pinhais. Empresária há 27 anos, comanda uma rede de seis lojas em São José dos Pinhais, Araucária e Campo Largo. A atuação no ramo de óticas foi reconhecida em 2018 pela Câmara Municipal da cidade.

A empresária de Umuarama, Carla Regina Moreira Frasquette, é a finalista pela Cacier, na região de Entre Rios. Ela é proprietária, líder e gestora do Roma's Hotel há 14 anos. Coach e programadora em Neurolinguística, dedica-se à gestão e à liderança humanizada.

Entre as histórias inspiradoras também está a da empresária Jacira Reami dos Santos, que há 15 anos iniciou as atividades da Nova Atitude Ecológica em Maringá, região da Cacinor, do Norte e Nordeste do Paraná. A empresa transforma garrafas PET em vassouras. Os produtos são vendidos para prefeituras e órgãos estaduais de vários estados.

Já pela Cacicpar, no Centro do Paraná, a selecionada é a empresária de Telêmaco Borba e coach, Claudia Ramos Zielonka. É proprietária da Empresa Jornada Multipla. No coaching, possui clientes espalhados em todo Brasil, como Roraima e Piauí e desenvolvimento de workshops e palestras voltadas para o público feminino.

A Cacinpar, do Noroeste, selecionou a empresária paranavaiense Sirley Salette Ribeiro Boareto. Ela é proprietária da loja Sirley Calçados e Confecções, que em 2018 comemorou 30 anos de fundação. Sirley tem papel atuante em diversas entidades de classe, entre elas Aciap e Rotary Club.

Na Cacicopar, região do Centro Oeste, a selecionada foi a empresária Angélica Federizzi. A fisioterapeuta possui uma clínica especializada em serviços multidisciplinares. Segundo a empresária, tudo é feito com carinho para o cliente se sentir, a cada visita, mais acolhido.

A história da empresária Maria Aparecida Dias Santucci, da cidade de Wenceslau Braz, foi escolhida como finalista da Cacenorpi, região norte Pioneiro do Paraná. A empresária brasense é representante da UNOPAR que tem polos espalhados por toda a região.

Fonte: Faciap