Notícia

Programa de Certificação em Gestão Faciap chega a 89 entidades

terça, 18 de dezembro de 2018
PCGF é realizado em parceria com o Sebrae/PR para implantar ferramentas de gestão

Mais coordenadorias e associações comerciais paranaenses aderiram ao desafio do Programa de Certificação em Gestão da Faciap (PCGF) e o resultado do trabalho realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná junto com o Sebrae/PR foi visto na última quinta (13). No total, 89 entidades receberam o selo de ouro, prata ou bronze, um reconhecimento pelos resultados obtidos na melhoria de processos e implantação de ferramentas de boas práticas de gestão.

 

O número chama a atenção. Em março, quando o programa entregou os certificados pela primeira vez, eram 54. “As entidades estão entendendo cada vez mais a importância de padronizar processos e modernizar a gestão para crescer e contribuir com eficiência para mudar a realidade de seu território”, afirma Fernanda Monteiro, coordenadora operacional do Empreender.

 

O PCGF foi criado no ano passado para implantar ferramentas de boas práticas de gestão, com auxílio do SEBRAE/PR, considerando áreas como pessoas, processos internos, finanças, atendimento ao cliente, cultura associativa, desenvolvimento local e serviços. A certificação é alcançada de acordo com as pontuações, o que vai colocar as entidades participantes em uma das categorias: Ouro, Prata e Bronze. A entrega das premiações ocorreu no auditório do Sebrae/PR, em Curitiba.

 

Essa parceria promove a melhoria do ambiente de negócios não só das coordenadorias e das associações, mas de todos os empreendedores que integram as entidades. A capilaridade da Faciap com seus associados é fundamental para o sucesso deste programa. Com isso, conseguimos melhorar os serviços que o Sebrae/PR oferece, assim como o posicionamento que essas entidades empresariais têm na promoção de um ambiente de negócios mais sustentável para os pequenos negócios”, afirmou o superintendente do Sebrae/PR, Vítor Tioqueta.

 

Para o presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, fortalecer cada vez mais as associações comerciais, principalmente as menores, é fundamental para mudar a realidade do Estado. "Essas entidades tem força nas cidades em que estão, ainda que não tenham uma grande estrutura. É o único porto seguro do setor produtivo daquela região. Por isso, elas precisam ser fortalecidas, inclusive financeiramente".

 

Pela segunda vez, a Associação Comercial e Empresarial de Pitanga (ACEPI), que fica na região central do Estado, venceu com a certificação Ouro e foi primeiro lugar entre as associações comerciais. O presidente da entidade, João Sergio Hey, disse que o prêmio consolida uma estratégia de gestão que foi adotada desde a implantação do programa. “Investimos em pessoal, em atendimento e criamos novos critérios para serem aplicados em nossa rotina de trabalho”, conta ele. O que mudou na entidade, segundo Hey, também foi o controle e a organização de processos internos. “Hoje a gestão é mais transparente. Temos melhores resultados financeiros e uma administração mais leve, com mais fluidez, que nos permite oferecer mais serviços e com maior agilidade aos nossos associados”, disse.

 

Já entre as Coordenadorias, a Cacenorpi, da região do Norte Pioneiro, ganhou a certificação Ouro. A vice-presidente da entidade, Silvia Flores, conta que a evolução da Prata, em 2017, para a mais alta neste ano ocorreu depois de um grande suporte que o PCGF ofereceu aos executivos e aos colaboradores da entidade. “Das 17 associações da Cacenorpi, oito foram classificadas. Criamos novos critérios para serem aplicados em nossa rotina de trabalho, com mais controle e organização de processos internos, gestão mais transparente e com melhores resultados financeiros”, comemorou.

 

Confira quem conquistou o selo:

Cacenorpi (Ibaiti / Joaquim Távora/Pinhalão / Wenceslau Braz/Andirá/ Cambará, Carlópolis/Jacarezinho)

Cacercopar (Araruna / Mamborê /Quinta do Sol, Engenheiro Beltrão/ Goioerê/Moreira Sales)

Cacesul (Imbituva / Prudentópolis/São Mateus do Sul/União da Vitória/Inácio Martins)

Cacileste (Campina Grande do Sul e Quatro Barras/Guaratuba / Pontal do Paraná/Araucária/Pien)

Cacicopar (Foz do Jordão / Palmital / Pinhão / Pitanga/Goioxim/Manoel Ribas/Rio Bonito do Iguaçu/Turvo)

Cacicpar (Arapoti/Reserva/Sengés/Castro/Palmeira/Piraí do Sul)

Cacier (Altônia/Iporã/Pérola/Tapejara/Cruzeiro do Oeste/Mariluz/Tuneiras do Oeste)

Cacinor (Astorga/Ivaiporã/Rondon/São João do Ivaí/Colorado/Jandaia do/Sarandi)

Cacinp (Cambé/Faxinal/Rolândia/Sertanópolis)

Cacinpar (Alto Paraná/ Nova Londrina/Paraíso do Norte/Terra Rica)

Caciopar (Entre Rios do Oeste/Itaipulândia/Mercedes/Missal/Pato Bragado/Terra Roxa/Cafelândia/Guaíra/Tupãssi/Vera Cruz do Oeste)

Cacispar (Itapejara do Oeste/Realeza/Renascença/Planalto / São Jorge do Oeste/Marmeleiro/Salto do Lontra/Santa Izabel D´Oeste/São João

Fonte: Faciap