Notícia

No Uruguai, Faciap participa de reunião da Aladi sobre Certificado de Origem Digital (COD)

terça, 14 de agosto de 2018
Federação paranaense é um dos principais emissores de COD no Brasil

O coordenador do IPPEX da Faciap, Cleiton Germiniano, está em Montevidéu, no Uruguai, para a II Reunião da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) para discutir atualizações com todos os países que emitem o Certificado de Origem Digital (COD). Além do Brasil, representado por entidades como a Faciap, estão presentes Cuba, Bolívia, Paraguai, Uruguai, México, Argentina, Colômbia, Equador, Panamá, Chile e Peru. O COD atende a rígidos padrões de segurança e proporciona ao comércio exterior maior confiabilidade. As assinaturas digitais, contidas neste documento, garantem autenticidade quanto à autoria e integridade do conteúdo. A utilização do COD gera redução de custos diretos dos serviços em média de 35% e garantia de agilidade na emissão de até 24 horas para até 30 minutos.

Na América Latina, Brasil e Argentina foram os primeiros países a utilizar a certificação digital. A Faciap é uma das principais emissoras de COD no Paraná. Foi uma das pioneiras, participando do plano piloto de emissões de certificados.

O coordenador do IPPEX da Faciap, Cleiton Germiniano, segue em Montevidéu para outra reunião da Aladi sobre o COD nos dias 16 e 17 com coordenadores do certificado. "A presença da Faciap em um evento como esse é fundamental para que as nossas associações comerciais recebam todas as informações sobre o que há de mais atual em relação às emissões, mas também para que possamos contribuir com o governo brasileiro sugerindo melhorias já que foi uma das primeiras entidades a atuarem com o COD no comércio exterior no Brasil", afirmou ele.

Fonte: assessoria de imprensa Faciap